Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como reduzir o sal na alimentação

O sódio, existente no sal de cozinha, é o grande responsável pela hipertensão.
Se você não possui o problema, saiba que ele também causa celulite e retenção de líquidos.
Muitas pessoas acham difícil diminuir a quantidade de sal ingerida diariamente, mesmo que isso custe uma vida mais saudável.
No entanto, não é preciso mudar radicalmente ou passar a ingerir alimentos insossos: pequenas mudanças na alimentação já garantem grandes benefícios.

Como reduzir o sal na alimentação – Dicas

  •  Experimente outras opções e sabores na hora de preparar os alimentos, e diminua assim a quantidade de sal. Não utilize sachês de temperos prontos, mesmo que não pareça, eles possuem altíssima concentração de sal.



    Experimente temperos naturais como salsinha, cebola, alho, orégano, limão, vinagre, hortelã, manjericão, coentro, cominho, alecrim, curry e louro.
  • Evite o consumo de carnes gordurosas com coração, rim, fígado, bem como embutidos como lingüiça, salsinha, toucinho. Os frios também são muito salgados: mussarela, presunto, mortadela, salame.
  • Procure substituir o consumo de queijos amarelos por queijos brancos.
  • Alimentos em conserva também devem ser evitados, como azeitona, aspargos, milho, ervilha, molho de tomate,maionese. Procure buscar alimentos naturais.
  • A ingestão de peixe é muito saudável, mas esqueça as versões em lata de sardinha e atum.
  • Leia a embalagem dos alimentos antes de comprá-los, muitas vezes o sódio aparece disfarçado em ingredientes como glutamato de sódio, citrato de sódio, bicarbonato de sódio e alginato de sódio.
  • Substitua gordura animal por gordura vegetal. Prefira azeite de oliva extra-virgem, óleo de girassol, canola, milho, soja.
  • A maioria das pessoas não consegue detectar a diminuição de 25% de sal. Assim, tente reduzir aos poucos, gradativamente. Experimente os alimentos durante o preparo antes de automaticamente colocar a porção de sal de costume. Espere o cozimento dos alimentos antes de salgá-lo: durante o processo o sabor natural dos mesmos é liberado, então a quantidade de sal necessária ao final pode ser menor.


Blog Widget by LinkWithin

Sem comentários:

Expresse sua opinião aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...