Translate

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O poder regenerativo da rosa mosqueta


 


O óleo extraído das sementes de uma rosa que cresce nas terras altas dos Andes está a tornar-se num dos principais aliados da cosmética. O grande poder da rosa mosqueta no que toca à regeneração da pele fazem dela uma arma poderosa contra alguns dos problemas mais difíceis da pele: bastam algumas gotas do seu óleo para tratar rugas, manchas, estrias e cicatrizes.

É nas terras altas dos Andes - sobretudo no Chile - que cresce espontaneamente a planta que é conhecida como rosa mosqueta (rosa rubiginosa). De origem oriental, foram os espinhos desta rosa que despertaram a atenção dos conquistadores espanhóis que os utilizavam para formar barreiras contra os intrusos. Foi com este propósito que chegou ao Chile onde, desde então, cresce naturalmente em regiões de sol e vento, desde a costa até à região dos Andes, a 2200 metros acima do nível do mar.
Não sabemos se encantados pela beleza daquela que é considerada a rainha das flores, os povos de civilizações que habitavam as montanhas dos Andes, começaram a extrair, por uma técnica simples de esmagamento, um óleo que se apresentava com grande poder cicatrizante para feridas ou queimaduras, e que deixava a pele com um aspecto mais jovem.
Em 1950 descobriu-se que o fruto desta planta continha uma quantidade de vitamina C 50 vezes superior à do limão e décadas mais tarde encontraram-se também vitaminas A, E, B1 e B2 com excelentes propriedades regenerativas e cicatrizantes. O óleo ganhou fama na indústria da cosmética após a divulgação de um estudo, realizado na década de 1980 pela Universidade de Concepción, no Chile, referente à excelente capacidade cicatrizante do óleo de rosa mosqueta em 180 pacientes que apresentavam cicatrizes de vários tipos.
Rico em antioxidantes, ácidos gordos essenciais e vitaminas, o óleo de rosa mosqueta está presente em muitos dos cosméticos que usamos no dia-a-dia, mas são sobretudo as marcas de cosmética natural que lhe dão destaque. É o caso da marca suíça Weleda que, desde 2005, comercializa em Portugal uma das mais conhecidas gamas de cosméticos à base de rosa mosqueta, que ostenta o selo de cosmético natural certificado da Natrue – uma associação internacional independente que certifica a cosmética natural.

A ciência é a melhor amiga da cosmética

“O ácido transretinóico é outro dos componentes do óleo de rosa mosqueta que aumenta a velocidade de regeneração dos tecidos, activando os fibroblastos (células fabricantes de fibras sustentadoras) e o colagénio. O óleo extraído da flor favorece ainda a circulação nos minúsculos vasos que irrigam o tecido cutâneo”, explica ao Life&Style Carlos Sá Pires, sócio-gerente da Cereália, empresa que distribui a Weleda em Portugal.
Na formulação dos cosméticos, o óleo tem normalmente outros aliados que reforçam a sua acção. No caso da Weleda, para além da rosa damascena (colhida à mão em plantações orgânicas na Turquia), que dá uma fragrância agradável e suave ao óleo, foram incluídos outros óleos vegetais como o de jojoba e amêndoas doces, para potenciar a hidratação, prevenir o envelhecimento precoce da pele e a formação de estrias. “O óleo de rosa mosqueta é um dos mais potentes regeneradores naturais da pele que existe na natureza. Ao contrário dos óleos minerais, os vegetais são facilmente absorvidos pela pele, ajudando a regular o equilíbrio hídrico”, explica Carlos Sá Pires.

 Fonte: http://lifestyle.publico.pt
Blog Widget by LinkWithin

Sem comentários:

Expresse sua opinião aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...