Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dieta do Mediterrâneo com azeite contribui com a proteção dos ossos

A dieta do mediterrâneo, que foi divulgada pelo médico Ancel Keys em 1945, se baseia no consumo de alimentos característicos de alguns países banhados pelo mar Mediterrâneo, como azeites, peixes, cogumelos, nozes e amêndoas. Por outro lado, a alimentação mediterrânea evita carnes vermelhas, leite e doces. Sabe-se que o cardápio da dieta  não auxilia apenas o emagrecimento, mas também contribui com a saúde.



Estudos já comprovaram que a dieta mediterrânea  proporciona mais longevidade, reduz riscos de síndrome metabólica, Alzheimer e outras doenças. Recentemente constatou-se que o cardápio desta dieta também melhora a proteção dos ossos.


Incluir azeite de oliva na dieta do mediterrâneo protege os ossos

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico médico Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, a dieta do mediterrâneo contribui com a proteção dos ossos. Isto acontece graças à alimentação enriquecida com óleos que fazem bem para a saúde, como é o caso do azeite de oliva.
Para chegar à conclusão de que a dieta do mediterrâneo protege a estrutura óssea, os pesquisadores avaliaram 127 homens, com idade entre 55 e 80 anos. Todos estavam participando do levantamento Prevenção com Dieta do Mediterrâneo (Predimed), que durou em média dois anos. De início, os dados coletados foram usados para avaliar os efeitos da dieta do mediterrâneo na prevenção de doenças cardiovasculares.


Os voluntários escolhidos não sofriam com problemas cardiovasculares prévios, mas foram diagnosticados com fatores de riscos para desenvolver doenças do gênero, como diabete tipo 2, hipertensão e histórico familiar.
Para avaliar o poder da dieta na proteção dos ossos, pesquisadores dividiram os participantes em três grupos alimentares distintos: o primeiro realizou a dieta do Mediterrâneo com castanhas mistas, o segundo seguiu o cardápio da dieta do Mediterrâneo com azeite de oliva virgem e o terceiro fez uma dieta menos gordurosa.

Mais osteocalcina com azeite de oliva

Além de orientar os hábitos alimentares, os autores do trabalho também submeteram os voluntários aos exames médicos para avaliar os níveis de osteocalcina, glucose e colesterol total, no início e no final do acompanhamento de dois anos. Constatou-se, então, que o segundo grupo apresentou um aumento significativo nos níveis osteocalcina, uma proteína importante para a formação óssea.


 Os participantes que realizaram a Dieta do Mediterrâneo enriquecida com azeite de oliva não sofreram grandes mudanças nas taxas de cálcio, porém os dois outros grupos alimentares apresentaram menor concentração do nutriente.


Blog Widget by LinkWithin

Sem comentários:

Expresse sua opinião aqui!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...